sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Sobre Monte Alegre - Pa , onde passei minhas férias

Já faz quase um ano que eu escrevi esta matéria. Nunca recebi tantos comentários! Até hoje, mesmo com o blog antigo parado, ainda recebo uma, de vez em quando.
Como é um texto bom, gostoso de se ler e ao mesmo tempo uma gama de informações para quam pensa em viajar nessas férias, vou postar aqui.
Insegurança! Poluição! Stress! Tudo o que uma cidade Grande pode oferecer. Graças a esses fatores percebe-se uma mudança em nosso contexto atual, onde está havendo uma migração sentido capital - interior e não mais o contrário, para se buscar a qualidade de vida. Também pensando nisso, escolhi uma cidade do interior de nosso estado para passar minhas férias. Monte Alegre!

Apesar de ser uma cidade interiorana, situada no Oeste paraense, logo ao chegar, percebemos que de atrasada ela não tem nada, pois possui uma das hidroviárias mais modernas da Região Norte, ruas bem conservadas e uma infraestrutura que nos faz pensar o por quê de não ter incentivo (pelo menos o necessário) ao turismo.

A cidade possui belíssimos pontos turísticos, como a serra da Lua, repleta de pinturas rupestres e a serra do Pilão, sendo esses os mais famosos e os que atraem turistas do mundo inteiro. Podemos também nos maravilhar com outras diversas belezas naturais, sendo representados pela Cachoeira das Pedras, Lagoa Azul, diversos Igarapés e balneários. Falando em balneários, tive a oportunidade de visitar dois, os quais podemos chegar a pé através de algumas trilhas. São Tomé e Estiva são o nome deles.

Não posso deixar de elogiar a educação pública, muitas vezes mais bem representada do que na maioria dos colégios da capital. Um grupo de professores do Colégio Imaculada Conceição, entre eles o Professor Rosivaldo, estão com um projeto de reativação do Museu dessa escola. Algo fascinante, vi ali objetos originais que foram utilizados na Cabanagem e outros que fizeram parte do período da Coleta, como machadinhos rudimentares. Isso irá fortalecer ainda mais a cultura local, além de dar a todos a oportunidade de apreciarem com fascínio a nossa história.

O que mais me agradou, foi o fato de podermos usar o celular livremente, vagar pela cidade em plena madrugada, tudo isso sem medo algum. É a questão da segurança! O sossego que somente uma cidade do interior pode oferecer. Eu ficava pasmo em ver que nas casas não se usa cadeado nos portões durante o dia, muito menos tranca-se a porta. Pouca violência. Mais paz. Menos stress. Como alguém pode querer sair de Monte Alegre?

"Monte Alegre, Terra de mulher bonita". Além de bonitas, simpáticas. Terra de pessoas do bem, lugar ótimo para se fazer amizades. Amizades essas que me proporcionaram um dos melhores carnavais. Carnaval? Isso significa usar alguma fantasia ou roupa extravagante, pintar a cara de branco com maisena e sair pulando no bloco, se divertindo ao máximo e conhecendo pessoas.

Assim, considero a minha pequena temporada em Monte Alegre muito bem aproveitada. Tudo o que eu buscava em termos de tranquilidade eu encontrei. Foi uma troca cultural inestimável. E aconselho aos meus amigos que querem um pouco mais de qualidade de vida, nem que seja por um pequeno período, a visitar essa cidade. Montealegrenses, me aguardem, eu volto!

Link do post original

Um comentário:

  1. concordo monte alegre realnemte e uma cidade maravilhosa!!vale a pena conhecer..
    fernanda

    ResponderExcluir