domingo, 16 de maio de 2010

15 fatos científicos muito curiosos

A expressão “caixinha de surpresas” não é algo que serve só para futebol. A ciência, todos os dias, descobre novas coisas que nos deixam de queixo caído. Dessa forma selecionamos algumas curiosidades bem interessante, sobre coisas que você provavelmente não sabia e se quer imaginava:

15 – Um iceberg possui mais calor que um fosforo acesso. Isso deve-se ao seu tamanho.

14 – As cavernas são pulmões gigantes. Quando há uma mudança de pressão atmosférica, as cavernas, dependendo da diminuição ou aumento da pressão, liberam ou sugam enormes quantidades de ar.

13 – Apesar de a chance de sermos atingidos por um meteoro ser mínima, existem diversos casos documentados. Em 1994, um espanhol estava dirigindo seu carro perto de Madrid, quando um meteoro de 1,5 Kg caiu em cima do seu carro, atravessando o para-brisa e indo parar no banco traseiro. Por sorte o homem apenas machucou o dedo, sua mulher saiu ilesa.

12 – Quando surge uma nova abelha rainha na colméia as coisas esquentam. Quando ela chega, começa a “cantar” para que as operarias saibam que tem realeza nova no pedaço. Assim se inicia uma guerra, pois só pode haver uma rainha em cada colméia. O estranho é que todas as abelhas “cantam” na mesma nota: SOL.

11 – Alguns cientista acreditam que o Sol faz parte de um sistema binário de estrelas, ou seja, existe uma outra estrela que tem uma órbita elíptica em relação ao Sol. Acredita-se nisso pois em média a cada 26 milhões de anos a Terra é atacada por muitos meteoros. Imagina-se que essa estrela, quando chega perto do Sol, faz com que alguns meteoros, que ficam fora do sistema solar, mudem sua órbita e acabem sendo jogados contra o sistema solar interno, assim atingindo a Terra. Essa estrela tem o nome de Nemesis ou “Estrela da Morte”.

10 – Não é só animais que tem fosseis, relâmpagos também tem. Quando um raio cai na terra ele faz com que a areia se vitrifique, criando assim um fóssil. Ele aquece a areia até os 1800ºC e forma o vidro instantaneamente. (Imagem abaixo)

9 – A escala que nós usamos para a temperatura a Celsius, foi criada por Anders Celsius (1701-1744), mas o estranho é que ele a montou de forma invertida. Na criação original e água fervia a 0º e congelava aos 100º. Felizmente, depois de sua morte, a escala foi “corrigida”.

8 – Sabia que se você jogar uma bola se aço e uma de vidro em um superfície super-resistente, elas vão pular bem mais alto do que uma bola de futebol. Apesar de parecer loucura, isso é pura física. As bolas de futebol se deformam com o impacto, assim parte da energia da queda é absorvida, já as bolas de materiais duros não se deformam, assim não há absorção do impacto.

7 – A 65 milhões de anos atrás um meteoro caiu perto do México e acabou com os dinossauros. Mas você está pensando: “Isso eu já sabia”. Porém você sabia que eles encontraram a cratera que prova esse acontecimento? A cratera está localiza na província de Iucatã no México. Ela recebeu o nome de Chicxulub que é o nome da cidade mais próxima.

6 – Apesar de ser algo bastante falado, poucas pessoas sabem que a velocidade do som não é uma constante. Ela varia conforme o material que a conduz. O mais interessante é que ela viaja muito mais rápido no aço do que no ar: som percorre 5100 m/s no aço, 1480 m/s na água e 330 m/s no ar.

5 – A maioria dos icebergs são formados por água doce, mas existem exceções. Alguns icebergs possuem água salgada, desse modo criam belas listras verdes. Devido a água doce a a salgada terem um ponto de congelamento diferente e também diferente composição, criam-se belos desenhos, como pode-se ver na imagem:

4 – Nós estamos vivendo no meio de uma era glacial que começou cerca de 2,5 milhões de anos atrás. Estamos em um período interglacial, que começou entre 10.000 e 15.000 anos atrás, e pode durar por mais 50 mil anos antes de glaciação global comece novamente.

3 – O som de estalo do chicote é supersônico. Por mais incrível que pareça a ponta do chicote consegue romper a velocidade do som.

2 – A Nintendo começou seus negócios em 1889, isso mesmo, muito tempo atrás. Naquela época seu grande produto eram cartas de baralho. (Isso não é muito cientifico, mas é muito curioso).

1 – O primeiro reator nuclear do mundo foi construído embaixo de uma quadra de squash em 02 de dezembro de 1942. Embora tenha gerado energia para apenas acender uma lanterna, foi o inicio da era da energia nuclear. (Havia amadorismo até mesmo com energia nuclear!)

Fonte: Mini Lua

Nenhum comentário:

Postar um comentário